sexta-feira, 19 de junho de 2009

Lente Zoom ou Prime?

Você já deve saber a essa altura que as DSLRs permitem trocar as lentes, ou seja, tem objetivas cambiáveis. Talvez já saiba que as lentes podem ser divididas em normais (perspectiva similar à do olho humano), grandes-angulares (enquadra ao mesmo tempo mais coisas que olho poderia devido ao grande ângulo de visão), e, finalmente, teleobjetivas (aproximam mais as coisas que estão distantes, como num telescópio).

Vamos definir uma coisa: quando eu falar objetiva, estou falando do que a maioria das pessoas se refere como a lente da câmera, ok? Tecnicamente, uma objetiva é feita de um conjunto de lentes.

Voltando ao fio da meada, há uma outra grande distinção entre tipos de lentes:
  • lentes do tipo zoom, e
  • lentes prime.
Lentes zoom estão extremamente popularizadas, estando presentes mesmo na maioria das câmeras de baixo custo hoje em dia (quando se fala em zoom ótico, se está falando que a lente da máquina é do tipo zoom). As reflex, quando vem de fábrica com uma objetiva, normalmente se tratam de zooms também.

Mas, dirá você, para o que serve isso mesmo?
(bem provavelmente você não perguntou isso porque já sabe dar zoom em sua câmera. Mas vamos fingir que alguém perguntou, de qualquer forma, mas não foi você, ok?).

A lente zoom é polivalente. Podemos, por exemplo, ter uma lente zoom que vai desde grande-angular até uma boa tele-objetiva, e evitar assim trocar de lentes (isso no caso de uma DSLR, claro). Se lembra aquelas câmeras que para enquadrar mais aberto ou mais fechado você tinha que andar para trás ou para a frente? Não era uma zoom. Com uma zoom adequada isso ocorre bem menos. Porisso as lentes zoom são tão populares.

Mas, se isso é tao útil, ainda há lentes que não são zoom?
Sim, há. As lentes que tem uma distância focal fixa (ex: 50mm) são as chamadas lentes prime.

Não entendi o por quê destas. Elas tem alguma vantagem?
Ahá, essa é a pergunta de um milhão de dólares. Em uma era com zooms que vão de 18 a 270mm (um absurdamente grande zoom de 15x, que é equivalente em filme 35mm a uma 27 - 405mm), para quê ter duas, três ou mais lentes (objetivas) para fazer o mesmo trabalho?

( .... )

Pensou bem na resposta?
Quer dizer, tem que ter uma resposta, né?
Bem, chega de suspense. Tem resposta, sim. A principal diferença é a qualidade.
Quanto mais complexo o projeto ótico, mais elementos (lentes) uma objetiva tem. E a cada elemento, mais lenta (passa menos luz) a objetiva é, e maior a perda de luz por difração, também, o que diminui a nitidez da imagem obtida.
Para dar um exemplo, a lente da Tamron que citei (18-270) tem 18 elementos, enquanto muitas primes tem apenas 6 ou 7...

Ah, então as lentes de maior nitidez/resolução no mercado são primes!
Ah, muito sábio de você concluir isso. Sim, isso é verdade.

Então sempre uma prime será sempre mais nítida e melhor que uma zoom...
Opa, pera lá. Vamos com calma. Depende. Isso já foi verdade no passado, as zooms eram muito ruins mesmo e deram uma má-fama que muita gente acredita ainda hoje. Mas muito tempo se passou desde a primeira zoom, e a tecnologia de fabricação de lentes evoluiu demais, especialmente com a aplicação de simulações por computador no projeto de objetivas.
Há profissionais de ponta fotografando com lentes zoom e primes, indistintamente, usando a que melhor se aplica a cada caso. Logicamente profissionais sérios usam lentes zoom caras, e não a kit lens que vem com uma DSLR econômica. Há zooms cuja resolução supera a que o sensor da câmera pode captar, ou seja, resolução de sobra.

A diferença é só a nitidez / resolução?
Não, há outras diferenças. O projeto mais simples (menos elementos) das primes *pode* permitir-lhes um tamanho e peso bem menor, e quase sempre uma abertura máxima maior, ou seja, as lentes mais indicadas para se usar com bem pouca luz são na verdade primes.

Mas a abertura das primes é muito maior mesmo?
Não conheço nenhuma objetiva zoom que tenha a abertura maior que f/2.8 constante. Se encontra fácil primes com abertura f/1.8, f/1.4...; para constar, a abertura f/1.4 é quatro vezes mais luminosa que a abertura f/2.8.
A lente mais luminosa da atualidade (uma prime, logicamente) é a Leica Noctilux com abertura f/0.95!!!!! Custa hoje a bagatela de U$ 9.995...

Quem fabrica as melhores lentes?
Ufa, essa é uma pergunta difícil. Cada um dos mais importantes fabricantes (Zeiss, Canon, Olympus, Nikon, Pentax, Leica, Sony/Minolta, Sigma, Tamron, Voigtlander) vai dizer que é ele, e apontar um ou outro modelo seu que se destaca do resto, "crème de la crème". Digamos que há ótimos modelos em todas as linhas de DSLR, bem como há "micos" que não valem o que custam. Vamos fugir da discussão e continuar amigos, por hora? ;-)

Uma observação: Sobre o quesito tamanho extremamente compacto, se você estiver realmente curioso pelo assunto, vale conhecer as lentes pacake da Pentax... são maravilhosas e algumas são quase bidimensionais. Vem nos sabores 21mm, 40mm, e, um pouco menos compactas, mas também minimalistas, as 70mm e 15mm. Sonho acordado com essas lentes, especialmente a 70mm.

Outra observação: as lentes na foto são, da esquerda para a direita: Pentax-M 28mm f/3.5, Pentax-M 50mm f/1.4, Pentax DA 16-45mm f/4 e Pentax DA 50-200mm f/4-5.6. As duas primeiras, portanto, são primes e as outras são zooms.

Vejo vocês no próximo post!

4 comentários:

  1. Caracas Gustavo, muito boas informações !!!
    Quando eu vi estas fotos das tuas lentes, falei comigo mesmo, o que as minhas objetivas estão fazendo aí ? Eu tenho este set aí de cima e mais algumas outras.
    Valeu !!!

    ResponderExcluir
  2. Ha ha ha, temos bom gosto pra lentes! Acho que a Pentax tem o melhor custo-benefício nas lentes de todas as marcas, porisso aderi a esta plataforma. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e obrigado pelos esclarecimentos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, clareou algumas dúvidas minhas. Abraços.

    ResponderExcluir